A era do gelo
Era o início da Era do Gelo, e os enormes animais do planeta começavam a migrar para o Sul, fugindo do congelamento.
Manny: um mamute rabugento, quieto, tem um coração muito bondoso.
Scrat: um esquilo que vive para esconder suas nozes. Se quiser permanecer vivo deve ficar sempre ao lado de Manny e de olho no comilão Diego.
Sid: Um bicho preguiça, folgado, gentil e divertido. Esta sempre metido em enrascadas com uma conversa que convence a todos.
Diego: o único carnívoro do grupo. Esta sempre farejando humanos, por isso no filme, está atrás de um bebê, que seria sua próxima refeição. Com o tempo se torna um fiel amigo e protetor.
Rosinha: um bebê que aparentemente parece não ter sentido nenhum no filme. Porém, se ele não existisse o bando não teria permanecido unido ou até mesmo, não teria se formado.
O mamute é um ser solitário, que vai aonde todos os outros animais vão, sem nenhum poder de opinião. No meio de sua caminhada encontra Sid a preguiça e acaba sendo seu protetor.
Ambos têm uma missão, mesmo sendo diferentes tornam-se grandes amigos, inseparáveis. Ao lado de Diego, enfrentam o desafio de devolverem o bebê a sua família.
Ahhhh!!! Temos ainda Scrat o roedor que em seu desespero tenta realizar o seu único projeto: enterrar uma noz na neve. Em meio a estas tentativas não se da conta que ele é quem dá inicio “A Era do Gelo”.